Arroz com sardinha em lata

 Receita que se faz em menos de meia hora. Pode substituir por atum.

Começar pelo arroz branco.

Uma colher de sopa de óleo ou azeite (eu faço com óleo, acho que o arroz fica mais solto), cebola e alho picados. Deixar a cebola ficar translúcida. Juntar uma medida (eu uso uma chávena de 250ml) de arroz, sal e envolver bem no estrugido. Juntar medida e meia de água e deixar cozer. Quando a água desaparecer, desligar o lume e tapar bem o tacho.

Para 2 a 3 pessoas, eu uso 4 latas de sardinha: 3 latas em azeite e 1 lata em tomate picante.

Desfazer as sardinhas para uma taça. Eu apenas tiro a espinha. Reservar.

Num tacho ou sertã, deitar um bocadinho do azeite das latas, 2 ou 3 colheres de azeite. Cebola e alho picado (uma cebola de tamanho médio e 2 ou 3 dentes de alho), uma folha de louro. Deixar alourar e juntar a sardinha. Juntar o tomate picante da lata e 2 ou 3 colheres de tomate em pedaços. Envolver bem. Provar de sal e pimenta. Depois de apurar bem, desligar.

Num pirex, cobrir o fundo com o arroz. Não esquecer de o soltar bem primeiro, com um garfo. Por cima, deitar o refogado de sardinha e cobrir com o restante arroz. Está pronto a servir.

Havendo tempo e vontade, pode ir ao forno polvilhado com queijo ou uma crosta de pão.

Congela perfeitamente. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frango/ Peru com leite de coco

Sobras de legumes

Lanche rápido